Seroma x Cirurgia Plástica
Olá meninas, você sabem o que é seroma???
Hoje eu trouxe um assunto muito comum no nosso meio, o seroma, que nada mais é que um liquido que pode se acumular em espaços abaixo da pele após as cirurgias.
É uma complicação de baixa gravidade mas que se não for acompanhada pode trazer surpresas.
Quando a cirurgia é de grande porte, onde há deslocamento de pele e tecidos, como ocorre em cirurgias de abdominoplastia, lipoaspiração, mastopexia ou inclusão de prótese de silicone, vestígios como de sangue, soro fisiológico e secreções, são substâncias que se acumulam no organismo e são eliminadas naturalmente através da urina e suor.
Porém, nestes casos o seroma também pode se aglomerar, mesmo com o uso do dreno, que quando utilizado após as cirurgias, elimina bastante o excesso e evita seu acumulo.
A principal característica do seroma é o excesso de líquido que fica retido próximo à cicatriz cirúrgica causando inflamação, se dá devido a pré disposição genética, à falta ou o uso incorreto da cinta ou curativo compressivo após a cirurgia.
Como saber se estou com seroma:
O local fica abaulado
Ao tocar o local, você sente o liquido se movimentar
Há casos em que sai o liquido pelo umbigo ou mesmo cicatriz da abdominoplastia ou na cicatriz de mamoplastia.
Sensação de pontadinhas nas costas em locais com seroma
O seroma deve ser tratado imediatamente, seu medico irá puncionar com seringa caso seja próximo à cicatriz… mas se for na região das costas, este pode ser drenado pela fisioterapeuta ou esteticista que lhe atende nas drenagens…
O médico deve acompanhar, para caso seja necessário, entrar com medicação, antibiótico, prevenindo infecção.
O tratamento também inclui curativos compressivos no local da cicatriz e a utilização correta e diária das cintas para haver uma compressão em toda a área ao redor da cicatriz, diminuindo assim os espaços de deslocamento e assim evitando o acumulo do seroma nessas lojas.
O acúmulo do seroma que não é removido, pode endurecer, formando um seroma encapsulado, e pode prejudicar a cicatriz, e em casos assim e que não for absorvido pelo organismo, o médico poderá recomendar a cirurgia para remoção do líquido encapsulado para deixar a cicatriz mais bonita.
Portanto se sua cirurgia está vazando liquido na cicatriz ou no umbigo, fale imediatamente com seu médico para evitar maiores complicações.
Sendo repetitiva mas é importante frisar, durante a recuperação é muito importante atentar-se aos cuidados pós-operatórios para que não haja complicações.
Além dos cuidados que já sabemos, o retorno pós cirúrgicos são essenciais para o tratamento de edemas e possíveis seromas, assim como repouso de acordo com a evolução de sua cirurgia, cuidados com a pele, curativos, alimentação e outros fatores, são cuidados que devem ser tomados.
Bjookas
Deixe nos comentários sugestões de próximas matérias…
Gih