Um Corpo

Saiba sobre a temida FIBROSE

Essa palavra é temida por muitas mulheres, principalmente as que já operaram.

Quando passamos por qualquer intervenção que cause “danos” aos tecidos, de alguma forma, geneticamente não possuímos a capacidade de criar o mesmo tecido.

Nesse caso ela se cicatriza produzindo um tecido novo diferente do anterior restaurando o dano sofrido.

Por se tornar um tecido diferente do original ele não tem a mesma elasticidade e textura que o que possuía antes, sendo assim quando muito exposta, esticada ou até mesmo dependendo da mudança do tempo podem doer, pois não se adaptam igualmente, além de ter os impulsos nervosos e circulação e diferentes.

A fibrose consiste em uma cicatriz interna, um novo tecido predominantemente feito de colágeno, no qual nosso organismo usa para cicatrizar lesões.

Ela se apresenta nas cirurgias que ocorrem grande deslocamento de pele, como lipoaspiração, abdominoplastia, mastopexia, implante de prótese e outras.

A fibrose é muito comum, ela pode ser em pequena quantidade, dessa forma ela não causa problemas, você terá a sensação de repuxamento e endurecimento leve no local.

Quando ela se complica, podemos perceber a pele mais alta, com alguns nódulos mais durinhos, causa dores e retrações que se não forem tratados, podem apresentar efeito estético indesejável.

Quando diagnosticada, a fibrose deverá ser tratada imediatamente. Quanto mais rápido tratada, maior a chance de sucesso.

O tratamento depende de um bom diagnostico e da fase de instalação da fibrose.

“Um dos tratamentos indicados é a radiofrequência que desestrutura a fibrose e propicia o realinhamento do tecido.

O ultrassom também pode reduzir a fibrose, modulando e tornando menos densa.

Já a drenagem linfática não trata fibrose, porém, é muito bem recomendada após algumas cirurgias plásticas com grandes descolamentos da pele pois ela reestrutura o sistema linfático e minimiza o acumulo de liquido nos tecidos.  Dra Patrícia Resende.

Não podemos esquecer que a genética do paciente ajuda muito nessa hora, quem tem melhor elasticidade da pele, tem menos chance de desenvolver a fibrose.

Como já disse antes, é de extrema importância o pós operatório correto, o repouso, higiene, a cicatriz e outros cuidados são essenciais para o sucesso da sua cirurgia.

Outro fator muito importante é o retorno com o cirurgião, somente com a ajuda dele você irá diagnosticar o estágio da sua cicatrização e se há riscos e agravamento da fibrose.

Espero ter ajudado meninas,

Bjookas

Gih

Sair da versão mobile