Blefaroplastia – cirurgia nas pálpebras
O olhar é muito marcante no rosto de uma pessoa e expressa sentimentos, por isso a busca da cirurgia de blefaroplastia está cada vez maior.
A blefaroplastia é a cirurgia realizada na região das pálpebras, indicada para remoção do excesso de pele ou gordura, ou mesmo quando se tem flacidez nesta região, podendo ser feita nas pálpebras superiores, nas pálpebras inferiores, ou de ambas.
Conhecida também como lifting das pálpebras.
É uma cirurgia que melhora muito a aparência, rejuvenesce e faz com que o olhar pareça menos cansado e triste.
É de extrema importância expor a seu cirurgião plástico as suas expectativas quanto ao resultado esperado, seu histórico médico, medicamentos em uso, possíveis alergias e, muito importante, se é fumante ou não.
Sobre anestesia, poderá ser utilizada local e sedação ou a anestesia geral, mas somente seu médico, após sua avaliação, irá recomendar qual melhor método para você.
As linhas das incisões são planejadas de forma que fiquem na dobra de pele na pálpebra superior e logo abaixo dos cílios quando na pálpebra inferior, geralmente são discretas e finas, com qualidade que com o passar do tempo tendem a ficar imperceptíveis.
O surgimento de queloide pode ocorrer, mesmo com a técnica correta, por isso é importante verificar tudo o possível no pré-operatório com seu cirurgião plástico.
Os inchaços e hematomas, podem surgir nos primeiros dias após o procedimento, mas com o passar dos dias vão diminuindo.
A dor pode ou não ocorrer, mas isso é variável de paciente para paciente.
Como qualquer cirurgia, a blefaroplastia tem seus riscos, que devem ser discutidos com seu médico.
No pós-operatório deve-se ter cuidado e evitar força excessiva, atividades físicas e exposição ao sol.
Cuidados com a troca de curativos e acompanhamento médico se fazem necessário.
Como sempre digo, paciência no pós-operatório é importante para um bom resultado.
Em alguns casos como por exemplo, olheiras, alterações em pigmentação a blefaroplastia não é indicada. Para estes casos, outros procedimentos, como laser, peelings e até mesmo medicações tópicas, podem ser indicados dependendo da avaliação de cada caso.
Bjookas
Gih