Tudo que precisa saber sobre Cirurgia Bariátrica!

1- O que é a cirurgia Bariátrica?

A cirurgia bariátrica NÃO é um procedimento ESTÉTICO, e nem mais um tipo de cirurgia plástica, mas um procedimento altamente invasivo postulado para o tratamento de uma doença crônica que é a obesidade. Que tem por objetivo reduzir a capacidade gástrica de ingestão, armazenamento e absorção de alimentos.

2- Quais são os critérios que me habilitam a ser um candidato a cirurgia bariátrica?

IMC acima de 40 ou IMC acima de 35 com alguma comorbidade (Hipertensão, diabetes, Esteatose hepática, apneia do sono, problemas nas articulações). Você deve comprovar que é obeso por pelo menos cinco anos e ter feito acompanhamento endocrinológico para emagrecer por pelo menos dois anos, sem resultado satisfatório.

3- Preencho os requisitos, como devo proceder para fazer a cirurgia?

Se você tem plano de saúde o primeiro passo é procurar um cirurgião geral do aparelho digestivo com especialização em cirurgia bariátrica. Pois ele irá te dar a relação de especialistas que você terá que ir e quais exames que serão necessários. Se você é paciente do SUS, deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e lá solicitar o encaminhamento para o endocrinologista, que ele que irá te encaminhar para a lista de espera.

4- Médicos em Belo Horizonte indicados: Dr.José Eduardo Magri Junior (Unimed), Dr. Teodoro Alves Campos (antende unifácil), Dr. Rodrigo Fabiano Guedes (hospital Madre Tereza – atende diversos convênios), Dr. Bruno Melo (Hospital Mater dei – atende diversos convênios), Dra. Lycia Tobias (hospital Luxemburgo – atende IPSEMG), Dr. Eudes Magalhaes (Hospital do IPSEMG), Dr. Marcos Reis (Hospital da Baleia),Dr. Marcelo Girundi, Dr. Marcelo Farah, DR. Rene Berindoague, Dr. Dionísio Bichara, Dr. Otaviano, Dr. Marcos Zambeli, Dr. Henrique Eloi – Estes atendem diversos convênios.

TEMOS EM BH EXCELENTES PROFISSIONAIS ESTES SÃO APENAS ALGUNS

5- Quais os especialistas que terei que passar e obter o laudo?

Endocrinologista, Cardiologista, Pneumologista, Psiquiatra, Nutricionista, Psicólogo.

6- Quais os exames que preciso fazer?

Basicamente os exames são: de sangue (hemograma, coagulograma, colesterol, glicemia, triglicérides, cálcio, potássio, sódio, ureia, creatinina, TGO, TGP, GGT) mas podem variar em cada caso. Urina rotina. Endoscopia, Ultrassom Abdominal Total. Os especialistas solicitam também: Espirometria, Raio X, polissonografia (em casos de apneia), eletrocardiograma, ecocardiograma (hipertensos), teste ergométrico. E qualquer outro que julgarem necessário de acordo com o seu quadro clinico (eu por exemplo tive que fazer cintilografia da tireoide)

7- Quanto tempo demora para fazer tudo isso?

Tudo depende da sua disponibilidade de tempo para as consultas e exames, eu fiz tudo em 3 meses, minha irmã demorou 8 meses, então não temos como prever um tempo.

8- Os convênios autorizam?

Sim todos os planos de saúde (exceto os de cobertura apenas ambulatorial) são obrigados a cobrir a cirurgia bariátrica, desde que respeitado o período de carência para o procedimento. É IMPORTANTE LEMBRAR QUE A OBESIDADE É CONSIDERADA DOENÇA PRÉ-EXISTENCIAL, então o seu plano pode estar sem carência para procedimentos cirúrgicos, mas ainda na carência para doenças pré-existentes, neste caso o plano pode negar. Normalmente a carência para planos individuais ou familiares para estas comorbidades são de 2 anos (o cliente pode comprar o agravo para quebrar a carência é preciso se informar no setor comercial do convênio), os planos empresariais com mais de 30 vidas, não têm este tipo de carência.

9- Qual o valor da cirurgia particular?

Só a cirurgia (incluindo anestesista e hospital) fica entre 20 e 30 mil reais, mas é importante lembrar que além de toda esta maratona pré-operatória tem o acompanhamento pós-operatório. Lembrando que é um procedimento de grande porte e ainda pode ter gastos com UTI (uma diária custa em média 5 mil reais), então para decidir fazer o procedimento particular é preciso ter um bom planejamento.

10- Acompanhamento pós-operatório?

Sim… a principal etapa do processo, pois é onde o cirurgião irá avaliar a sua evolução, a nutricionista irá cuidar de cada fase da alimentação, endocrinologista irá fazer um controle dos seus exames evitando que você fique com deficiências nutricionais e o psicólogo irá auxiliar no processo de adaptação a nova vida.

11- O resultado da cirurgia é imediato?

O resultado é gradativo, no primeiro mês, eliminamos muitos quilos, o que irá reduzir nos meses seguintes, iremos eliminar peso por dois anos, então a nossa meta não é de tão curto prazo.

12- E a cirurgia Plástica, quando posso fazer?

As cirurgias plásticas reparadoras são liberadas quando a paciente atinge a meta de peso (ou seja, estar com IMC = 25) por pelo menos 3 meses.

13- E o convênio cobre a cirurgia plástica? Em Belo Horizonte, os convênios cobrem apenas a abdominoplastia e diástase (abdômen e amarração dos músculos), pois não existe uma regulamentação da ANS que obrigue os planos a cobrirem mama (c/ ou sem implante), coxas, braço e dorso. Lipoaspiração também não tem cobertura. Os planos alegam que é estética, mesmo havendo a discussão e comprovação que é corretiva, neste caso só nos resta apelar para a justiça e solicitar liminar, ver OBS abaixo.

Por: Cintia Ribeiro, membro do grupo CPBH.

OBS.: Ah meninas, novidade boa pra vocês… agora temos no grupo uma parceria com a advogada Dra Mirla Moreira 31 – 9 7126-2235 que atua na área de reparadoras pós bariátricas.

Bjookas meninas!

Gih

CanalCPBH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *