Tudo o que sempre quis saber sobre Lipoenxertia!
Nessa matéria, vou falar com vocês um pouco de enxertia, a lipoenxertia….
A lipoenxertia é um procedimento realizado há bastante tempo.
Utiliza-se as técnicas de lipoaspiração em nosso próprio corpo, feito isso essa gordura retirada é tratada para ser transferida novamente para nosso corpo, geralmente em locais onde se tem distribuição desigual de gordura, depressão ou mesmo diminuída, aumentando ou preenchendo áreas deficientes de volume, por exemplo o bumbum.
Com o aprimoramento das técnicas de coletar esses enxertos, e o aumento do cuidado com as células de gordura no processo de transferência destes enxertos, resultaram no aumento da segurança e também nos resultados.
Vemos hoje em dia, que os médicos fazem até mesmo, rejuvenescimento de face e de várias outras partes do corpo com essa técnica de enxertos de gordura, a enxertia.
Entre inúmeras vantagens podemos ver a biocompatibilidade, onde o enxerto de gordura sendo do seu próprio corpo, não existe chance de rejeição, além disso, a facilidade para manejar a gordura e sua diversidade de aplicações também é uma grande vantagem.
Nessa diversidade podemos ver sendo enxertadas, nas mãos, face, incluindo os lábios, depressões na pele de lipoaspiração e cicatrizes, peito e também no bumbum.
Nas mamas, es enxertos ganharam recentemente grande importância, para reconstruções destas, onde os cirurgiões podem melhorar muito a qualidade dos resultados com mamas, que ficam cada vez mais simétricas usando essa técnica de enxerto de gordura.
É feito uma lipo, após isso a gordura e tratada e novamente inserida no nosso corpo em determinada região.
Pontos de dúvidas relevantes a serem informados:
A anestesia normalmente utilizada é a peridural com sedação
No pós-operatório o desconforto é maior nos 3 primeiros dias, mas nada que um analgésico não resolva, e gradativamente vai voltando ao normal.
A gordura pode sim ser absorvida, em geral, varia entre 30 e 70%, depende da área, na face menos e no corpo mais, e se isso ocorrer, será nos 2 primeiros meses.
A lipoenxertia deve ser realizada em bloco cirúrgico
Se faz necessário o uso da cinta, talas e espuma no pós-operatório
Na área da enxertia não deve ser feita a drenagem linfática nem aplicação de ultra son
Evitar pressão na área enxertada, ganho de peso após a cirurgia.
Ainda sobre a enxertia, alguns aspectos de segurança devem ser lembrados, entre eles:
Evitar enxertos de grande quantidade
Usar cânulas apropriadas para a enxertia e tratar adequadamente as células a serem transferidas .
Evitar longos períodos de exposição fora do corpo, tão logo o enxerto seja colhido ele deverá ser enxertado.
Sobre os riscos, quando estes princípios são respeitados são muito pequenos.
A maior preocupação dos cirurgiões é a entrada de células de gordura nos vasos sanguíneos que pode representar uma grave complicação. No entanto, quando seguimos os cuidados adequados este risco é muito baixo.
Aqui umas imagens de lipoenxertia feitas pelo Cirurgião Plastico Dr. Constantino Mendieta, americano que atua em Miami/EUA, e super renomado na escultura corporal, que é o que da o “tchan” nessa cirurgia né meninas, vemos que o contorno corporal é evidente e que faz toda a diferença!
Imagens:
E aqui abaixo, uma entrevista dada pelo cirurgião plástico Dr Vinicius Melgaço, para a Revista BHNews – 03/04/14 – Lipoenxertia, vale a pena ver, segue:
Espero que vocês gostem meninas, e que sejam esclarecedoras essas informações.
Compartilhem nas redes sociais e divulguem o meu canal!
BjOOkas meninas
GIh <3