Um Corpo

Parei de fumar! Um ano sem cigarro!

Definitivamente, cigarro e Cirurgia Plástica, não combinam, vejam o porque e algumas dicas para vocês!

Meninas, é com muito orgulho que venho contar pra vocês…

Dia 06/01/2016 fez um ano que parei de fumar…  me libertei, só quem é fumante entende, rsss!

Eu já vinha há muito tempo querendo parar de fumar, porque já estava me fazendo muito mal, e meus filhos, graças a Deus, sempre reprovaram esse vício.

Como eu coloquei para mim mesma que seria o ano da mudança, eu coloquei uma data e no dia 06/01/2015 não acendi mais cigarro desde então, é uma luta, não é fácil mas não é impossível…

O que me impulsionou a largar esse vício foi sim a cirurgia plástica, porque era essa, uma das condições para eu poder fazer a cirurgia, eu tinha que parar de fumar… e outra foi porque eu já estava já com problemas de saúde, inclusive foi um dos motivos que me fizeram adiar a minha cirurgia, que a princípio estava programada para março 2015, mas como eu estava com episódios frequentes de bradicardia, eu não fui liberada para operar.

E como larguei o cigarro em janeiro, graças a Deus, parei de ter bradicardia e após repetir os exames, como a maioria sabe, em setembro 2015 eu pude operar.

Estou trazendo esse assunto pra vocês, como um alerta, porque quase não se tem falado isso lá no grupo do Facebook, Cirurgia Plástica em BH, então resolvi levantar essa questão!

No caso das cirurgias plásticas, o cigarro se tornou um dos principais causadores das doenças e complicações pós cirúrgicos, que vai muito além da cicatrização…

O cigarro, tem colocado pacientes em riscos graves, dentre eles: Problemas desde a anestesia, problemas com oxigenação, tosse em pós-operatório que pode causar além de dor e desconforto, abertura de pontos, risco de infecção, trombose e até mesmo a embolia pulmonar, e também prejudica a cicatrização porque a nicotina do cigarro causa o fechamento dos pequenos vasos sanguíneos, reduzindo a circulação nos tecidos, e sem receber sangue os tecidos podem “morrer” provocando a temida necrose, que é a morte do tecido por falta de sangue…

Pra termos uma ideia, mais de 4 mil substancias estão dentro do cigarro, dentre elas amônia que é corrosiva, formol, acetona, naftalina que mata barata, alcatrão que inclusive é usado em asfalto, esse último em alta concentração no cigarro, e claro, a nicotina.

A nicotina, é que faz seu cérebro querer mais cigarro, libera substancias de prazer, saciedade e bem estar…  só que o problema é que essa sensação dura pouco, e a medida que o tempo passa, o corpo pede mais e mais, cada vez mais você vai fumando mais cigarros por dia, isso porque vai se tornando tolerante à nicotina, ou seja, viciando mais, e em nível de vicio, ela, a nicotina, age como cocaína e a heroína…

Faz parte do grupo de drogas consideradas de alta periculosidade à saúde humana, não só para quem fuma, mas também para os fumantes passivos.

Mas gente, nós podemos nos livrar disso, milhões de pessoas já conseguiram se libertar, você também pode largar esse vício tão prejudicial a você mesmo.

Eu como ex fumante, sei bem como é difícil essa empreitada, mas não é impossível não!!!

Algumas dicas:

* Saiba que sentirá os sintomas da abstinência, que vai de dor de cabeça a irritabilidade, dentre outros, mas nada que você não possa suportar, isso vai diminuindo a medida que a nicotina sai do seu corpo.

* Modifique seus padrões e rotinas diárias, e os altere, para evitar recaídas, por exemplo, cafezinho depois do almoço, troque e faça outra coisa, coma algo diferente, ou beba algo diferente e gelado, faça uma caminhada, condicione seu cérebro à outra atividade.

* Não tenha medo de engordar, não use isso como desculpa… habitue-se a comer frutas e legumes e muita, muita agua! Comer tirinhas de cenoura crua, ajuda também!

*Ou mesmo, faça uma dieta associada, eu fiz assim, e assim é até legal que você se foca na dieta, receitas e esquece um pouco do cigarro.

* Os batimentos cardíacos, pressão arterial, pulmão, pele e cabelo agradecem…

Você vai começar a sentir melhor o gosto dos alimentos, o paladar melhora consideravelmente assim como o olfato, é impressionante, além claro, de ficar cheirosa por muito mais tempo!!!

* Não se frustre com as recaídas, mas não comece já pensando nela como desculpa.

Não seja refém do cigarro, temos consciência que ele faz mal mas somos completamente capazes de conseguir largar esse vício.

* Não associe o cigarro ao bem estar, veja e grave o que é de ruim, lembre-se e reforce isso em sua cabeça.

* Pra enganar a fissura, beba agua e novamente digo, tirinhas de cenoura crua.

* Respire bem, relaxe, faça exercícios respiratórios, faça coisas que lhe dão prazer.

*É ideal marcar uma data e parar, diminuir a quantidade que fumar e sempre atrasar a ascender o primeiro cigarro.

* Sou uma ex fumante, fumei por 13 anos, e sei que esse negócio de falar que…               “eu paro de fumar a hora que eu quiser”, desculpa gente, mas não é verdade, e sempre arrumamos diversas desculpas para continuar com o vicio.

Digo desculpas para nós mesmos do tipo, “ai, estou tão tensa… agora não porque não vou conseguir”… “poxa, estou nervosa com as provas… “, “nossa, agora estou chateada com o meu chefe…” e por ai vai, vamos sempre ter desculpas que não é o momento certo…

Então marque logo, marque uma data…  Faça um plano, estabeleça data e dia para parar, não espere virar ano nem nada disso, coloque uma data e cumpra…

* Peça alguém pra te ajudar, pare junto com um amigo ou amiga, dessa forma, na hora que apertar vocês terão o apoio um do outro.

Respire bem, relaxe, faça exercícios respiratórios.

Faça coisas que te dão prazer.

E o mais importante, coloque um objetivo e um porquê de você parar de fumar…

Assim, seu corpo a cada dia agradecerá mais por estar sem o cigarro…

Aos poucos o seu corpo vai tirando essa vontade e você dia a dia vai vencendo…

Vença um dia depois do outro, você é ser humano mas totalmente capaz de conseguir, nada como um dia depois do outro, super válido nesse caso também, quando se assustar, já se terão passados dias, semanas e meses sem o cigarro, ai verá que você venceu!

Força pra vocês!

Bjookas no coração!

Gih

Se você gostou da matéria, compartilhe com seus amigos!

Sair da versão mobile