Olá minhas flores,
Hoje falaremos aqui sobre drenagem linfática… vamos abordar esse assunto pois é muito, muito importante para eliminar edemas e super importante em pós operatório, tanto de cirurgia plástica como outras diversas cirurgias.
Então, afinal, para que serve a drenagem linfática:
O sistema linfático é uma rede de vasos que movem os fluidos que são responsáveis de levar as toxinas para longe de nossas células saudáveis. Ai entra a drenagem linfática, ela estimula o sistema linfático, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos, retirando os líquidos acumulados entre as células e levando para a circulação sanguínea.
Com isso, são eliminados o excesso de líquido e as toxinas do organismo. Ajudando este a trabalhar em um ritmo mais acelerado.
Elimina os líquidos acumulados no organismo, desincha e tratar edemas, inclusive alivia também os hematomas e inchaço pós cirúrgico.
Onde se inicia a drenagem e como deve ser feita?
Começa sempre no pescoço, estimulando a cervical principal, em movimentos circulares, suaves… essa região na verdade é onde termina o sistema linfático.
O próximo passo é no agrupamento axilar, sempre com movimentos leves, para desbloqueio axilar e com esse estimulo fazer tipo bombeamento na axila, leve e suave…
Dai faz a drenagem na parte superior do abdome, levando e empurrando para a lateral nos gânglios axilares, de um lado e do outro…
Por último, estimular o agrupamento inguinal, podendo ser feitos bombeamentos leves no sentido horário e anti-horário … então para abdômen inferior levando para o agrupamento inguinal, de um lado e do outro..
Fazendo também drenagem nas pernas, com movimentos com as mãos paralelas ou laterais, em sentido do agrupamento inguinal… que dali entra em abdome profundo indo então para a circulação sanguínea.
Toda drenagem linfática deve ser feita sem creme, porque a mão não deve deslizar e sim ter movimento de empurrar na pele e não de deslizar… senão vira massagem e não drenagem.
É muito importante saber ou ter noção de como funciona a drenagem linfática, porque nós que não somos da área, somos apenas pacientes, precisamos ver se está tudo certinho, para termos resultados satisfatórios com nossos profissionais escolhidos, e claro, não gastarmos nosso tempo e dinheiro né meninas…
– Aqui algumas perguntas anteriormente já feitas:
* Drenagem Linfática é para emagrecer?
A drenagem linfática ocasiona perda de líquidos, o que dá a sensação de emagrecimento, porém, isso dura alguns dias… emagrecer mesmo, somente com atividade física e dieta ou alimentação equilibrada.
* Drenagem deixa hematomas?
A drenagem linfática não pode e não deve deixar hematomas mesmo que vigorosa.
* A drenagem linfática espalha a gordura?
A drenagem linfática não desloca células de gordura, com massagem isso não é possível.
* Posso fazer drenagem linfática menstruada?
Pode e inclusive, ajuda muito nesse período pois reduz o inchaço comum no período pré-menstrual, as cólicas são atenuadas também pois facilita o fluxo menstrual.
Feita no período menstrual, ajuda também a prevenir celulite, o ideal seria na semana pré-menstrual e na semana da menstruação, pois nesse momento você vai eliminar o excesso de liquido entre as células, esse liquido será eliminado pela circulação sanguínea e rins, e você formará menos celulite por isso…
Mas, atenção, drenagem não caba com celulite, atenua a formação, mas não elimina.
* Drenagem linfática pode ser feita por quem tem prisão de ventre? Ou tem alguma indicação?
Diferente da massagem clássica que trava o intestino, a drenagem aumenta o movimento intestinal então, quem tem prisão de ventre tem toda indicação para fazer drenagem linfática.
Espero que com essa matéria, possa esclarecer algumas dúvidas de vocês…
Deixe seus comentários e também sugestões para as próximas matérias.
Bjookas.
Gih <3