Dicas de alimentação para Antes e Depois de sua Cirurgia Plástica.

Olá meninas, nessa postagem, vocês poderão ver dicas de alimentação no pré e pós cirurgia, vale muito a pena ler e seguir, não só quem pensa em cirurgia, mas também para quem quer uma alimentação mais saudável!!!

Frutas vermelhas:
Contêm flavonoides,que têm ação anti-inflamatória e anti-hemorrágica, além de desinchar.

Também funcionam como antialérgicos e antioxidantes. Essa substância, também pode ser encontrada no maracujá.

Frutas cítricas: 

Contêm betacaroteno e vitamina C.

O betacaroteno, também presente na cenoura,abóbora e beterraba, é um ótimo antioxidante e dá elasticidade à pele,ajuda na cicatrização.

Já a vitamina C, também fortalece o sistema imunológico, previne a fraqueza muscular e infecções pós-cirúrgicas.

Ela também é conhecida por sua participação da síntese de colágeno, dando mais resistência aos vasos sanguíneos.

Brócolis, repolho e couve:
Além de antioxidantes, essas folhas verdes são ricas em compostos enxofrados bioativos. Esses compostos desintoxicam o fígado, órgão responsável por quebrar as moléculas da anestesia e outros medicamentos antes de elas serem eliminadas.

Farinha de linhaça e semente de chia:
Muito ricos em ômega3, que atua como anti-inflamatório e acelera o metabolismo e, consequentemente, a resposta imunológica do corpo. Além disso, a linhaça tem uma substância que limpa o intestino, otimizando a absorção de vitamina C.

Ovo fornece proteínas que favorecem a reconstrução dos tecidos perdidos durante a cirurgia.

Abacate ajuda a eliminar o colesterol ruim e combate os radicais livres. O fruto possui um pigmento chamado betacaroteno, vitaminas A, B, C, D,E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e potássio, além de ser um ótimo regulador de intestino.

Abóbora, damasco, manga, couve e tomate são alimentos ricos em antioxidantes, que bloqueiam a ação dos radicais livres liberados durante a cirurgia plástica.

ATENÇÃO À HIDRATAÇÃO:

Água, sucos naturais de melão, abacaxi e melancia protegem o organismo, hidratando-o e compensando a perda de líquidos, diminuindo o inchaço.

Salmão e atum possuem grande quantidade de proteínas, além das “gorduras boas”, que são ricas em ômega 3 e evitam inflamações.

Goiaba contém muita vitamina C e atua na formação do colágeno, restaurando os tecidos.

Castanha-Do-Pará possui selênio em abundância, um influente elemento antioxidante, que elimina os radicais livres do organismo.

As Fibras melhoram a função intestinal, podendo ser encontradas em verduras, legumes, mamão, ameixa, nectarina e cereais integrais.

Proteínas com menor teor de gordura, como ovos, queijos magros,carne branca (aves e peixes) e soja podem agir como um diurético natural, ajudando o corpo a eliminar o excesso de água. A água vai para onde ela é mais necessária, ou seja, onde tem menos, que é o caso das proteína. Para serem digeridas, as proteínas geram subprodutos tóxicos ao organismo, como creatinina e ureia, que precisam ser eliminados pela urina, outro fator que pode ajudar a aliviar a retenção de líquidos. No entanto, é importante uma alimentação equilibrada e sem exageros, já que excesso de proteínas levará a super produção desses componentes, que podem intoxicar o organismo.

Uma dieta rica em fibras vai contribuir para o inchaço quando a ingestão de líquido não for adequada. Isso porque o excesso de fibras irá se concentrar no intestino e levar à prisão de ventre, outro agente causador de inchaços.

Quando o consumo de fibras e líquidos está equilibrado, o efeito é inclusive contrário, favorecendo o trânsito intestinal e eliminando os inchaços. Portanto BEBA BASTANTE ÁGUA.

O que deve ser evitado após a cirurgia plástica:

Chocolates e doces são alimentos que dificultam a digestão, além de conter gorduras e açúcares em grande quantidade, que interfere na produção de colágeno e aumenta a flacidez.

Carne vermelha dificulta a digestão e causa desconforto no organismo, sobrecarregando os rins e o fígado, além de provocar desequilíbrio entre as bactérias boas e nocivas que vivem no intestino, levando à prisão de ventre.

Leite e derivados podem provocar a prisão de ventre, gases e impedir a absorção de nutrientes essenciais na fase pós-operatória. O alimento aumenta a produção excessiva de muco no sistema digestivo e dificulta a eliminação de resíduos tóxicos pelos intestinos.

Alimentos fermentativos, como feijão, lentilha, grão-de-bico, repolho e massas devem ser evitados, pois causam a fermentação do estômago e causam a dilatação, formado gases e cólicas.

Bebidas alcoólicas no pós-operatório podem alterar o efeito dos medicamentos, causando reações indesejáveis ao paciente.

Sal em excesso também deve ser evitado. Os alimentos com alta concentração de sódio causam a retenção de líquidos e provocam inchaço.

Os alimentos que possuem cafeína exercem um efeito tóxico, oque desidrata o organismo e leva as glândulas suprarrenais à exaustão, aumentando o estresse.

Gorduras saturadas ou trans elevam o nível do “mau colesterol” e diminuem o “bom colesterol”, o que desequilibra os graus de ômega 3 e 6 e ácidos graxos essenciais diretamente ligados ao processo anti-inflamatório.

Certos alimentos são mais difíceis para o nosso corpo digerir, havendo a necessidade de o intestino fermentá-los para facilitar sua absorção. Essa fermentação resulta na produção de gases, que podem levar ao inchaço. Brócolis, repolho, couve-flor, couve-manteiga, couve, batata doce, ovo, feijão e leguminosas no geral, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar são os maiores causadores de flatulência.

Apesar de favorecerem o inchaço, esses alimentos não devem ser eliminados da alimentação, pois são ricos em nutrientes e contribuem para uma dieta saudável. No entanto, pessoas que sofrem com flatulências devem moderar o consumo desses alimentos, visando melhorar a sensação de inchaço.

Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas devem ser evitadas por quem sofre de inchaço. Esse gases dilatam o estômago, causando desconforto e a sensação deque estamos cheios, esses gases proporcionam um inchaço temporário, que apenas agravam os sintomas que já sofrem com o problema. No entanto, os refrigerantes são ricos em sódio, outro vilão da barriga inchada. Para evitar esses efeitos, prefira sucos e água sem gás.

Alimentos com muito sódio seguram a água no corpo, promovendo a retenção de líquido e causando a sensação de inchaço. Dessa forma, o recomendado é não acrescentar sal a refeições prontas e evitar a ingestão dealimentos industrializados (biscoitos, sopas, macarrão instantâneo), embutidose conservas.

Não exagere nas refeições

Além de nos deixar com aquela sensação de “estômago cheio”, o que já é desconfortável, exagerar nas refeições pode contribuir para o inchaço porque sobrecarregam o trato gastrointestinal, dificultando a digestão. Grandes refeições também podem distender nosso estômago, causando um efeito parecido com o de ingerir bebidas gaseificadas.

Mastigue bem os alimentos

Comer depressa faz com que você não mastigue direito os alimentos, atrapalhando a digestão. Isso fará com que o bolo fecal chegue ao intestino sem estar adequadamente digerido, prendendo o intestino e causando o inchaço.

** ATENÇÃO **

Lembramos que somente o seu médico junto com um profissional da nutrição, podem te prescrever uma dieta balanceada e saudável conforme a sua necessidade.

São dicas que acho valiosos para nós todas, não so para quem quer operar.

Espero que tenham gostado!

BjOOkas meninas e até a próxima!!!

Gih

https://www.facebook.com/serenarosacalcados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *