Meninas, diante tantas dúvidas que cercam esse tema, cirurgia plástica, fiz essa matéria para ajuda-las a lembrar de alguns pontos importantes!
*Cuidados básicos ao decidir fazer uma cirurgia
*Período prévio à cirurgia
*Véspera da cirurgia
*Dia da cirurgia
*Pós operatório
Pensei em dividir a materia por tema, mas talvez seja melhor ficar junto pra facilitar!!!
Então vamos lá…
Ao decidir fazer uma cirurgia plástica, alguns cuidados básicos:
– O médico que você irá consultar deve ter registro no Conselho Regional de Medicina e CFM, segue link com informações e links importantes a serem vistos antes da escolha:
– Procure fazer a cirurgia em hospital que tenha acreditação para realizar todas as cirurgias. Entre em contato com o hospital para checar, ou em clinicas com Alvará e todas as licenças possíveis.
– Converse com alguém que já fez a cirurgia com o mesmo médico e informe-se sobre o procedimento e os resultados;
– O tempo de internação varia de acordo com a cirurgia, no caso de uma abdominoplastia deve ser de, em média de 24 horas. Sair do hospital logo após o procedimento é um erro e pode causar danos à saúde, salvo os casos mais simples eventualmente podem receber alta antes.
* Período prévio à cirurgia
Discuta detalhadamente com o cirurgião as possibilidades reais de resultado, pois a cirurgia plástica é uma especialidade de meios e não de resultados, pois, como as mudanças são subjetivas, não é possível garantir resultados, mas é possível no entanto, com a qualidade e dedicação do médico escolhido, obter as melhorias desejadas.
Temos que lembrar sempre de ter expectativas realistas e dentro de nossa característica física.
Esclareça o tipo de incisão que vai ser utilizada e a anestesia.
Pergunte que tipo de modelador cirúrgico que você deverá usar, nos casos necessários.
Pergunte também sobre o tempo de cirurgia, seja qual for…
Se for mamoplastia de aumento… é importante perguntar sobre a prótese e a marca por ele indicada.
Outra coisa importante, sobre o retorno ás atividades, quando é recomendado.
Sempre que houver algum impedimento para a realização da cirurgia já marcada, avise ao cirurgião com o máximo de antecedência possível.
Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares, para que por um período de aproximadamente 2 a 3 semanas fique afastada, lembrando que dependendo do tipo de cirurgia pode variar para mais ou para menos.
Evite tomar aspirina ou qualquer remédio, qualquer tipo de complexo vitamínico, medicação homeopática ou floral, por pelo menos nas duas semanas que antecedem à cirurgia, e avise o médico caso ocorra a ingestão, pois poderão interferir no processo de coagulação e causar sangramentos. A cirurgia também não poderá ser realizada caso o paciente esteja utilizando qualquer tipo de anticoagulante. Evite todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 14 dias do ato cirúrgico.
Comunique imediatamente ao medico qualquer sinal de resfriado,conjuntivite, herpes ou qualquer infecção que surgirem na semana anterior à cirurgia.
O Ideal é não fumar ou que pelo menos não fume nos 30 dias que antecedem a cirurgia e nos 30 dias de pós-operatório, pois poderá haver retardo da cicatrização e também aumentar significativamente o risco de necrose (morte da pele).
Faça uma pausa em anticoncepcional ou hormônios antes da cirurgia, no caso de cirurgias maiores. Eles aumentam o risco da coagulação do sangue dentro das veias e embolia pulmonar, ocasionando a trombose. Converse com seu médico.
Providencie acompanhante para contato e para a alta do hospital (nome e telefone) e para acompanhá-la (o) em casa no pós-operatório.
Comunique ao médico se tiver qualquer tipo de alergia antes da cirurgia.
Programe-a para fazer a cirurgia fora do período menstrual, mas esta não é impeditiva. Caso aconteça atrasos no mês da cirurgia, avise o médico imediatamente.
Providencie gazes, micropore bege da marca 3M (melhores resultados na contenção), cotonetes, soro fisiológico e luvas de procedimento para os curativos no pós-operatório, além dos que o médico prescrever.
Providencie também o profissional para realizar drenagem linfática no pós-operatório, que normalmente se inicia após 3 a 5 dias – importante fazer com profissionais habilitados e com experiência em pós-operatório de cirurgia plástica.
* Na Noite da Véspera da Cirurgia
Alimentação leve até meia-noite.
Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito fartas na véspera da cirurgia.
Observe jejum total de 8 horas antes da cirurgia, inclusive água, cafezinho, balas e refrigerantes.
* No Dia da Cirurgia.
Chegue ao hospital no horário marcado, de preferência antes da hora marcada.
Não esqueça de levar para o hospital, documentos pessoais, os exames pré-operatórios, o modelador (cinta elástica, malha, espuma, etc) e a meia elástica recomendado pelo cirurgião caso necessário, além das avaliações cardiológicas, anestesiológicas, ginecológicas, mastológicas e outras que porventura foram pedidas.
Tome somente a medicação prescrita.
Não use cremes ou maquiagem e deixe as unhas sem esmalte ou base.
Leve ao hospital roupas de algodão de fácil retirada, larguinhas e de fácil colocação, como calça de malha com elástico, blusas de abotoar ou mesmo vestidinhos.
Traga uma pequena bolsa com objetos de uso pessoal, sua escova de cabelo e de dente, chinelos e óculos de sol, no caso de cirurgia de pálpebras.
Não traga joias ou objetos de valor.
Ao chegar ao Hospital, comunique na recepção o nome e o telefone do familiar ou acompanhante que virá buscá-la(o).
* Pós Operatório – IMPORTANTÍSSIMO
Seguir a risca, rigorosamente as prescrições médicas.
O cirurgião plástico deve prescrever analgésicos para serem usados caso o paciente sinta dor no período pós-cirúrgico. É comum que o paciente sinta incômodos nos primeiros dias, mas isso vai sumindo gradativamente, tenha calma, nada como um dia depois do outro.
Mantenha repouso relativo nos 14 primeiros dias. Evite esforços por 14 dias, esse item varia de acordo com a cirurgia.
Curativos, eles devem ser realizados conforme as instruções do seu médico. As cicatrizes devem ser lavadas com de acordo com as instruções medicas pois depende do caso e da cirurgia.
Nos casos de abdominoplastia, deve caminhar dentro de casa com amparo de alguém, evitar exageros, mas podem subir e descer escadas se for necessário.
Exposição ao sol ou a friagem, vai depender da cirurgia, verifique com o medico.
Inicie a drenagem linfática (mínimo 10 sessões) assim que liberado pelo seu médico, de acordo com a cirurgia feita.
Nos casos de abdominoplastia, quando o primeiro banho for liberado, retire a cinta na cama, ainda deitada, peça que alguém a acompanhe, as tonturas são muito comuns no primeiro banho. Geralmente acontecem náuseas, que ocorrem por causa da queda da pressão. Quando isso acontecer, fique em repouso sentada ou deitada por cerca de 5 minutos até a melhora.
Não tire o modelador (cinta elástica) ou molhe o curativo neste período.
Mantenha o uso de meia elástica após a cirurgia até estar caminhando sem restrições.
Ainda em casos de abdominoplastia, andar curvada, com ligeira flexão do tronco,cuidado para não curvar demais ou curvar de menos ao caminhar, também o ideal é verificar com o médico o período por ele indicado, verifique a indicação com seu medico.
Deitar-se com o tronco levantado e as pernas dobradas, colocando almofadas ou travesseiros atrás das costas e nos calcanhares, fazendo com que diminua a tensão na área operada, ATENÇÃO: nunca coloque almofadas e travesseiros em baixo dos joelhos, pois comprime a fossa poplítea e piora o retorno venoso, travesseiros nos calcanhares.
Não utilize medicamentos além dos recomendados.
Salvo em casos especiais, alimentação livre a partir do segundo dia,principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas).
Volte ao consultório para curativos subsequentes e controle pós-operatório nos dias e horários estipulados.
Após a retirada dos pontos, permaneça com o curativo de micropore pelo tempo estipulado pelo medico (que pode ser de semanas ou meses) pois isso muito depende da sensibilidade da pele, e ajuda demais na contenção da cicatriz.
Uma vez retirado o curativo, massageie as cicatrizes com o creme receitado pelo médico durante 3 meses.
Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases de evolução do pós-operatório. O resultado final será verificado cerca de 6 a 12 meses após a cirurgia. Tire com seu cirurgião suas eventuais dúvidas.
Liberação para dirigir varia de acordo com a cirurgia feita.
Provavelmente você estará se sentindo tão bem a ponto de esquecer-se que fez cirurgia recentemente. Cuidado! Esta euforia pode levar a esforços prematuros que poderá determinar certos transtornos.
A exposição ao sol pode ser feita após 90 dias gradativamente, utilizando-se protetor solar.
Os exercícios físicos moderados e atividade sexual podem ser iniciados após 30 dias, sem grandes esforços, dependendo da cirurgia.
Aguarde para fazer sua dieta ou regime de emagrecimento após a liberação médica.
Após a cirurgia plástica, cuide muito bem do pós-operatório, tudo deve ser seguido à risca para evitar abertura ou alargamento das cicatrizes, inflamações, inchaços e outras complicações.
Lembre-se que a qualidade da sua cicatriz depende fundamentalmente do seu organismo e da sua genética. Independente disso, seguir o repouso rigorosamente ajuda bastante neste processo.
Siga sempre as orientações de seu médico até este a libere para retomar a rotina normal.
Meninas, espero que essa matéria as ajude a esclarecer algumas dúvidas!
Gih
BjOOkas!